Segundo pesquisas 35% das empresas não tem um setor responsável pela comunicação, e 75% têm dificuldade de localizar as informações na empresa.
Por isso, subestimar a necessidade de melhorar os processos de comunicação em uma empresa pode ser desfavorável e trazer sérias consequências como boatos, retrabalhos e até prejuízos financeiros.
É fundamental que gestores estejam atentos à comunicação, e que qualquer falha pode ser “fatal”.
Uma dica para evitar grandes erros é primeiramente ter em mente que apesar de ser uma confirmação polêmica, o emissor é sim responsável pelo entendimento da sua mensagem. Assim, apesar da famosa frase de que para “bom entendedor meia palavra basta”, se houve algum problema de entendimento no que foi dito, a responsabilidade do problema de comunicação começa sim, com a escolha das palavras usadas pelo emissor. Se o mesmo usou o código errado para formar sua mensagem, sim, a culpa é dele. No caso de empresas, um dos maiores erros é cometido pelo próprio gestor.
Não fazer uma simples pergunta, “você entendeu?”, pode causar mais desentendimentos do que poderia ser previsto.
Cada um de nós possui diferentes pontos de vista, maneiras de pensar e expor a ideia que gostaria de passar. O que também explica o motivo de uma pessoa não entender logo de primeira. Muitas vezes não é porque ela não estava prestando atenção, apenas não entendeu o que você quis dizer, porque entre o que comunicou e o que ela entendeu tem um longo processo que está muito mais ligado às crenças dela.
O primeiro passo para evitar os erros de comunicação é compreender como todas as pessoas funcionam no processamento de informação. Somente depois será possível evitar os erros de e gerar uma comunicação mais eficiente.
E é aí que entra a PNL!
Cada pessoa desenvolve ao longo da vida, predominância por um dos canais sensoriais. (Visão, Audição e Cinestesia). Alguns são predominantemente visuais, outros auditivos e alguns cinestésicos. O sistema sensorial funciona integrando as informações.
Saber utilizar a variação sensorial faz com que o outro possa ter a melhor experiência na recepção da mensagem. O que vai evitar erros de comunicação e ainda proporcionar prazer ao interlocutor ou a sua audiência.
Aprender sobre PNL vai fazer com que você elimine os erros na comunicação e ainda desenvolva as habilidades necessárias para melhorar a sua estratégia.
POSTADO EM 14 DE ABRIL DE 2020