fbpx

BLOG DO INSTITUTO PRINCÍPIO KAIZEN EVOLUÇÃO CONTÍNUA

Sintomas de ansiedade: Como controlar

Considerada o mal do século, a ansiedade é um estado emocional comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença.

Tanto a ansiedade quanto o medo, não surgem na vida da pessoa por uma escolha. Acredita-se que vivências interpessoais e problemas na primeira infância possam ser importantes causas desses sintomas. Além disso, existem causas biológicas, como anormalidades químicas.

Mas nesse artigo, independente da causa para sua ansiedade, listamos algumas dicas saudáveis para te ajudar a controlar a ansiedade.

1 – Respire e relaxe

Este é um exercício que pode ser feito em qualquer lugar e qualquer momento do dia.

Controle a respiração, inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar, deixar o abdômen expandir-se, ou seja, estufe a barriga e não o peito. Depois, expire lentamente, expelindo o ar pela boca.  Além disso, quando você estiver em um ambiente silencioso e com possibilidade de ficar deitado, use alguma técnica de relaxamento. O relaxamento combinado com a respiração, certamente reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor.

2 – Organize-se

Estar em um ambiente organizado ajuda no equilíbrio emocional e controle da ansiedade.

Além disso, pessoas com uma organização maior do seu tempo conseguem aproveitá-lo melhor, o que reduz muitos fatores causadores de ansiedade.

3 – Reserve um tempo para cuidar de você

Reserve algum tempo para olhar para si e entender em qual momento da vida está, o que deseja realmente fazer, e se está satisfeito com os seus resultados. Tem algum objetivo ou sonho? É importante definir metas e objetivos para que possa de fato entender suas necessidades, e assim controlar a inquietação.

4 – Pratique exercícios físicos

A forma mais comum de controlar a ansiedade é a prática de atividades físicas. A explicação é porque os exercícios elevam a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.

5 – Busque formas de reduzir o estresse

Hoje existem diversas formas de reduzir o estresse, como sessões de acupuntura, meditação, ioga, massagens, entre tantas outras. O ideal é procurar alternativas que mais se encaixem ao seu gosto pessoal e disponibilidade de tempo.

6 – Busque o autoconhecimento

Quem se conhece bem, sabe respeitar seus limites, consegue dizer “não” e é capaz de se proteger, tem menos ansiedade que outras pessoas que estão ainda aprendendo a se conhecer. Quem tem total aceitação de si mesmo pode pensar, dizer e agir sem culpa, com total alinhamento das suas necessidades.

Com estas dicas você já pode controlar os sinais de ansiedade em sua vida.

Deseja buscar ferramentas para o autoconhecimento?

Assine nossa Newsletter!

Estamos presentes em: