fbpx

BLOG DO INSTITUTO PRINCÍPIO KAIZEN EVOLUÇÃO CONTÍNUA

O que é procrastinar? 5 dicas para você vencer esse vício!

Para que fazer hoje, o que pode deixar para amanhã não é mesmo?

Opa, parece que você andou mudando o ditado?

Parece estranho, mas existem mesmo milhares de pessoas fazendo isso diariamente. A famosa procrastinação!

Apesar de ser uma prática ou vício cada vez mais comum, é muito prejudicial.

Mas afinal, o que é procrastinação?

É um comportamento para adiar algo que tem que ser feito, ou resolvido. Quem tem essa prática como hábito, pode acabar comprometendo a qualidade do que é entregue ou mesmo deixando de cumprir com as obrigações.

O ato de procrastinar pode ser ligado à falta de responsabilidade, e você não quer que esse tipo de imagem associada a você, certo?

Causas

Agora que já sabemos o que é procrastinação, entenda as causas que podem levar a esse hábito.

As vilãs podem ser a ansiedade, o estresse, a falta de foco e até mesmo a falta de motivação e produtividade.

Conseguiu se identificar até aqui?

Então mantenha a calma e confira algumas dicas para te ajudar a vencer esse costume.

1 – Faça uma coisa de cada vez

Esqueça ser multitarefa se você tem a tendência a procrastinar. Você vai achar que está realizando mais de uma atividade ao mesmo tempo, e por fim não concluir nada, ou não fazer nenhuma com qualidade.  Faça listas, enumere os passos, quebrando uma tarefa mais complexa em várias menores e mais fáceis de serem realizadas.

2– Evite que se torne uma rotina

A procrastinação é um problema que interfere nas relações profissionais, nos relacionamentos e pode prejudicar até mesmo a sua saúde, gerando sentimentos como culpa, estresse e ansiedade, criando situações de pressão desnecessárias. Portanto, tente evitar essa prática antes que ela se torne uma rotina.

3 – Mantenha o foco

Concentre-se. Se você tem dificuldades para manter o foco, estímulos externos não atrelados àquela tarefa, vão tornar mais fácil perder a concentração. Portanto, elimine tudo que pode tirar o seu foco no momento da execução da tarefa.

O entretenimento sempre vai parecer mais interessante do que uma obrigação, ainda mais se você estiver com um prazo mais longo para finalizar aquela demanda.

Evite ficar checando as redes sociais o tempo todo, uma boa tática para te ajudar a não ficar tão atento quanto às notificações, é deixar o celular em modo avião.

4 – Faça pequenas pausas

Pausas feitas no momento e no jeito certo, podem te ajudar a ser mais produtivo. Um exemplo é uma técnica chamada Pomodoro. Que funciona da seguinte forma:  Trabalhe em períodos de 25 minutos com foco total na tarefa, sem interferências externas, intercalados com pausas de 5 minutos para descanso ou entretenimento, com algo que não esteja relacionado com a tarefa que está sendo realizada. Após 4 ciclos de 25+5 minutos, realiza-se uma pausa maior, de 30 minutos.

5 – Crie um mecanismo padrão

Observe e anote o que normalmente faz você procrastinar. Escreva que tipo de tarefa você costuma adiar e que tipo de atividade tira a sua concentração. Crie mecanismos para evitar esse tipo de interferência, e com certeza já terá um bom norte para evitar a procrastinação.

E aí? Chega de procrastinação, coloque as dicas em prática!

Comece uma mudança em si mesmo a partir destas dicas!

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber nossas Newsletters!

Estamos presentes em: