Para que fazer hoje, o que pode deixar para amanhã não é mesmo?
Opa, parece que você andou mudando o ditado?
Parece estranho, mas existem mesmo milhares de pessoas fazendo isso diariamente. A famosa procrastinação!
Apesar de ser uma prática ou vício cada vez mais comum, é muito prejudicial.
Mas afinal, o que é procrastinação?
É um comportamento para adiar algo que tem que ser feito, ou resolvido. Quem tem essa prática como hábito, pode acabar comprometendo a qualidade do que é entregue ou mesmo deixando de cumprir com as obrigações.
O ato de procrastinar pode ser ligado à falta de responsabilidade, e você não quer que esse tipo de imagem associada a você, certo?
Causas
Agora que já sabemos o que é procrastinação, entenda as causas que podem levar a esse hábito.
As vilãs podem ser a ansiedade, o estresse, a falta de foco e até mesmo a falta de motivação e produtividade.
Conseguiu se identificar até aqui?
Então mantenha a calma e confira algumas dicas para te ajudar a vencer esse costume.
1 – Faça uma coisa de cada vez
Esqueça ser multitarefa se você tem a tendência a procrastinar. Você vai achar que está realizando mais de uma atividade ao mesmo tempo, e por fim não concluir nada, ou não fazer nenhuma com qualidade. Faça listas, enumere os passos, quebrando uma tarefa mais complexa em várias menores e mais fáceis de serem realizadas.
2– Evite que se torne uma rotina
A procrastinação é um problema que interfere nas relações profissionais, nos relacionamentos e pode prejudicar até mesmo a sua saúde, gerando sentimentos como culpa, estresse e ansiedade, criando situações de pressão desnecessárias. Portanto, tente evitar essa prática antes que ela se torne uma rotina.
3 – Mantenha o foco
Concentre-se. Se você tem dificuldades para manter o foco, estímulos externos não atrelados àquela tarefa, vão tornar mais fácil perder a concentração. Portanto, elimine tudo que pode tirar o seu foco no momento da execução da tarefa.
O entretenimento sempre vai parecer mais interessante do que uma obrigação, ainda mais se você estiver com um prazo mais longo para finalizar aquela demanda.
Evite ficar checando as redes sociais o tempo todo, uma boa tática para te ajudar a não ficar tão atento quanto às notificações, é deixar o celular em modo avião.
4 – Faça pequenas pausas
Pausas feitas no momento e no jeito certo, podem te ajudar a ser mais produtivo. Um exemplo é uma técnica chamada Pomodoro. Que funciona da seguinte forma: Trabalhe em períodos de 25 minutos com foco total na tarefa, sem interferências externas, intercalados com pausas de 5 minutos para descanso ou entretenimento, com algo que não esteja relacionado com a tarefa que está sendo realizada. Após 4 ciclos de 25+5 minutos, realiza-se uma pausa maior, de 30 minutos.
5 – Crie um mecanismo padrão
Observe e anote o que normalmente faz você procrastinar. Escreva que tipo de tarefa você costuma adiar e que tipo de atividade tira a sua concentração. Crie mecanismos para evitar esse tipo de interferência, e com certeza já terá um bom norte para evitar a procrastinação.
E aí? Chega de procrastinação, coloque as dicas em prática!
Comece uma mudança em si mesmo a partir destas dicas!
POSTADO EM 12 DE SETEMBRO DE 2019